Páginas

domingo, 31 de maio de 2009

A borboleta Azul


Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes.

As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não.

Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio que morava no alto de uma colina.

O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder.

Então, uma delas apareceu com uma borboleta azul que usaria pra pegar uma peça no sábio.

- O que você vai fazer? - perguntou a irmã .

- Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der está errada!

As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.

- Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta?

Calmamente o sábio sorriu e respondeu: - Depende de você. Ela está em suas mãos


Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não). Nossa vida está em nossas mãos, assim como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela.

sábado, 30 de maio de 2009

Estrela do Mar



Era uma vez um escritor que morava numa praia tranquila, perto de uma colónia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo.

Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. ao chegar perto dele, reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia, para, uma por uma, deitá-las novamente de volta ao oceano.

" Porque é que estás a fazer isso"? Perguntou o escritor.

"Você não vê? A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficar aqui na areia".

O escritor espantou-se- "Meu jovem, existem milhares de ´quilómetros de praias por este mundo fora, e centenas de milhar de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Tu deitas umas dezenas de volta ao oceano, mas a maioria vai morrer de qualquer forma..."

O jovem pegou em mais uma estrela-do-mar da areia atirou-a para o oceano, e olhou para o escrito dizendo: "Para esta eu fiz a diferença..."

Sejamos portanto, mais um dos que querem fazer a diferença, dos que querem fazer do mundo um lugar melhor. SEJAMOS A DIFERENÇA

''A verdade nunca pára de caminhar. Por mais longo que seja o percurso, um dia ela chega ao seu destino.''(Shi-Fu Kleber Farache)

Eu escrevi um poema triste


Eu escrevi um poema triste

E belo, apenas da sua tristeza.

Não vem de ti essa tristeza

Mas das mudanças do Tempo,

Que ora nos traz esperanças

Ora nos dá incerteza...

Nem importa, ao velho Tempo,

Que sejas fiel ou infiel...

Eu fico, junto à correnteza,

Olhando as horas tão breves...

E das cartas que me escreves

Faço barcos de papel!

Mário Quintana

domingo, 24 de maio de 2009


Esteja sempre aberto para a vida - desbloquei-se, abra-se - a chave é você!!!

Encontro de Professores Alfabetizadores

Na última sexta-feira (22 de maio), um grupo de professoras alfabetizadoras da rede municipal, estiveram reunidas no Espaço Solária em Araraquara para um bate papo sobre alfabetização com as professoras Alda Junqueira Marin e Maria Regina Guarnieri. Na oportunidade, as professoras conversaram não sobre o porquê da criança não conseguir aprender, mas sim sobre o que elas sabem e sobre o que elas fazem e fazem bem. É um novo direferncial, uma nova maneira de tratar de um tema que aflige os professores que trabalham com a alfabetização - a dificuldade que grande número de crianças têm para aprender e apreender. As professoras saíram do encontro com muitas atividades para colocar em prática nos próximos quinze dias, quando ocorrerá um novo encontro, para troca de experiências. Esses encontros fazem parte do Projeto Redescobrindo, que busca melhorar a qualidade de ensino em nosso município. Encontros desse tipo são importantes para que os professores se sintam mais à vontade em falar sobre seus problemas, suas necessidades, suas experiências e percebam que, embora seja um problema generalizado, juntos podemos buscar formas de cada dia mais, diminuir a dicotomia entre ensino e aprendizagem. Ou seja, o professor ensinar e o aluno realmente aprender.


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Primeira Semana de Enfermagem

Maio de 2009...momento marcante na área de Saúde no município de Rincão.
No período de 12 a 20 de maio, aconteceu em Rincão a Primeira Semana de Enfermagem.
Os profissionais da área participaram de encontros promovidos pela Diretoria Municipal de Saúde.
Nos encontros, a principal palestrante foi a Senhora Martina Ortiz Florenciano - Diretora de Saúde.

Para quem foi às palestras pensando em ouvir falar sobre doenças, remédios e procedimentos, uma grata surpresa - o que se teve foi uma digna e maravilhosa aula de cidadania - uma aula de vida.
Os encontros ocorreram em duas etapas - a primeira nos dias 14 e 15 no Centro Comunitário e a segunda no bairro Taquaral, na EMEF "Maria Ignês Menin Biffi", nos dias 19 e 20.
O eixo central foi "Enfermagem vale a vida" - tratando de assuntos do cotidiano da Enfermagem, mas que valem para qualquer área, foi um momento de discussão e reflexão.



domingo, 17 de maio de 2009

Homenagem do Dia


Embora com uma semana de atraso, quero prestar homenagens às mães-avós, que se desdobram em zelo pelos netos.

Na foto: dona Ana Sampaio, dona Ana Cruz, dona Leonilda e dona Izabel Gimenez. Ao fundo: Luizinho Caetano, Fernando Catelani,
Lucilene Coelho e a professora Lúcia Lilian ( também uma maravilhosa avó)

Talento

Que eu não tenho nenhum talento com colas, tesouras, tintas, pincéis e afins, é público e notório, e já me conformei, mas eu não resisto, vivo fuçando em lojas e blogs de artesanato. Algumas coisas eu até consigo copiar - criar sozinha jamais.
Ontem fui dar uma volta - estava uma tarde linda de sábado - e resolvi fazer uma visitinha pra minha amiga Neguinha. Ela tem uma loja que é um mimo. tudo para quem gosta de fazer arte, para quem é arteira...e o que por acaso ela não tiver, basta encomendar que ela manda buscar.
Fiquei encantada...deu até vontade de ser arteira...pena que na hora em que foram distribuidos os talentos artísticos...eu estava em outro lugar.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Câncer de mama e o auto-exame

O câncer de mama é o tipo de câncer que se manifesta com mais frequência entre as mulheres brasileiras.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados por ano no Brasil, sendo uma morte a cada 40 minutos.
A prevenção ainda é a melhor solução para a boa saúde e evitar doenças. O auto-exame ainda é o melhor caminho para se detectar precocemente o câncer de mama.
O auto-exame deve ser feito todos os meses, de preferência durante o banho. Para fazer o auto-exame, toque os seios usando apenas as pontas dos dedos, com as mãos espalmadas. Cada vez que você tocar as mamas, faça pequenos círculos com os dedos.
Apenas 20% das mulheres realizam o auto-exame das mamas. Que tal mudar esta estatística?
E não se esqueça do exame anual com seu médico.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Terceiro setor e voluntariado não substituem políticas públicas

A efetivação das políticas sociais é atribuição básica do Estado. Apesar disso, na última década o Brasil vivenciou gestões públicas federais que se guiaram em direção contrária a esse modelo, sustentadas no ideário neoliberal, que valoriza o mercado financeiro em detrimento do desenvolvimento social. Tem se efetivado o"estado mínimo" que preconiza a privatização mesmo de serviços públicos essenciais à população. Ainda que a participação da sociedade civil seja imprescindível - através dos fóruns, movimentos e conselhos de controle social -, intervir para mudar a realidade social é responsabilidade do poder público, em todas as esferas: municipais, estaduais e federal.
Nesse contexto, assistimos ao crescimento do chamado "Terceiro Setor" - com as mais variadas conceituações - e de seu braço mais aguerrido: o voluntariado. O incentivo à prática do voluntariado, que se origina em ideais religiosos de solidariedade, desresponsabiliza o poder público do cumprimento de suas funções básicas, transferindo para a sociedade civil a responsabilidade por atividades que lhes são inerentes. Carlos Montaño (2002), ao fazer um estudo crítico sobre o "terceiro setor" aponta vários equívocos. Numa leitura com perspectiva histórica aponta as conquistas efetivadas pelas ONGs criadas no período de ditadura e redemocratização, interpretando que, contudo, esta denominação "terceiro setor" remete a uma fragmentação do real.
Existe de fato este fenômeno onde pessoas e entidades articulam-se e desempenham ações para o enfrentamento das expressões da questão social, devido à ausência e ineficiência da intervenção estatal junto às mais diversas situações. Para compreender este complexo debate é necessário refletir sobre o que é Estado e Sociedade Civil. Montaño aponta que o terceiro setor é um fenômeno que "deve ser interpretado como ações que expressam funções a partir de valores", mas não qualificando-o como um setor separado do Estado e da Sociedade civil. Assim, não se trata de desqualificar entidades que realizam ações efetivas para a justiça social, mas combatermos as armadilhas do ideário neoliberal.
É necessário debater estas questões com profundidade e rigor teórico. Tendências conceituais não são apenas conjunturais, mas afirmam posições ideológicas e projetos societários que fundamentam as nossas ações em todos os setores (ainda que nem todos os atores tenham esta ação plenamente consciente).
Referências bibliográficas: 1- "Terceiro Setor e Questão Social. Crítica ao padrão emergente de intervenção social". (Montaño, Carlos. São Paulo, Cortez, 2002). Post original: CRESS - SP

segunda-feira, 11 de maio de 2009

SONETO DA FIDELIDADE



De tudo, ao meu amor serei atento...
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto...
Que mesmo em face do meu maior encanto...
Dele se encante mais o meu pensamento...

Quero vivê-lo em cada vão momento...
E em seu louvor hei de espalhar o meu canto...
E rir o meu riso e derramar o meu pranto...
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure...
Quem sabe a morte, angústia de quem vive...
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa te dizer do amor (que tive)...
Que não seja imortal, posto que é chama...
Mas que seja infinito enquanto dure.
(Vinicius de Moraes)

Battisti "a vítima"

Battisti diz que prefere se matar a voltar para a Itália
O ex-guerrilheiro italiano Cesare Battisti falou a uma rede de TV franco-alemã.

Foi a primeira entrevista televisiva nas suas três décadas de fugitivo.

A certa altura, disse o seguinte: "Não voltarei para a Itália...”

“...Não chegarei vivo à Itália, tenho medo demais de chegar à Itália...”

“...Se há uma coisa que ainda é possível escolher, é o momento de sua própria morte".

Real ou retórico, o flerte com o suicídio chega em hora conveniente.

Battisti aguarda com certa ânsia o julgamento do STF.

O tribunal pode validar o status de “refugiado” concedido a Battisti por Tarso Genro.

Mas também pode deferir a extradição requerida pelo governo da Itália.

Trancafiado numa cela de Brasília, Battisti repisou sua defesa às lentes da TV:

"Trinta anos depois me encarceram por crimes que não cometi...”

“...Eu nunca matei, mas fazia parte de uma organização armada...”

“...pratiquei assaltos [...], era um militante qualquer...”

“...Fizeram de mim um monstro, um assassino".

A entrevista parece endereçada às almas dos 11 ministros do STF.

Post original : Blog do Josias



No sábado, como informou com exclusividade o blog “Sem Fronteiras” de Terra Magazine, o presidente italiano Giorgio Napolitano, — um humanista e comunista histórico–, reuniu os familiares das vítimas do terrorismo na Itália.
A reunião ocorreu no palácio Quirinal, sede da presidência da República. Durante os chamados “anos de chumbo” morreram 378 italianos. A razão da reunião foi para marcar a passagem do Dia Nacional de Memória às Vítimas do Terror.
Na sua manifestação, o presidente Napolitano disse ser “incompreensível a indulgência brasileira” com o assassino Cesare Battisti, definitivamente condenado por co-autoria e como mandante de quatro homicídios, dentre eles o de um joalheiro de subúrbio e o de um açougueiro de periferia, num ato de vingança por terem reagido a anteriores assaltos. Nenhuma das duas vítimas era filiada a partidos políticos. Nem tinham atuação política.
Durante a “estação” do terror, organizações terroristas de direita, de esquerda e de anarquistas, tentaram derrubar o Estado democrático italiano. Frise-se: pela arma e não pelo voto.
Como o partido comunista estava em ascensão, e já era o segundo em importância e a impedir que a Democracia Cristã mantivesse a maioria parlamentar, os direitistas, a jogar de mão com a agência de espionagem dos EUA (Cia), promoveram uma série de atentados.
O mesmo foi feito por grupos de esquerda radical, — a mais organizada e feroz foram as Brigadas Vermelhas–, que não aceitavam o eurocomunismo em ascensão, pois este não aceitava a matriz soviética. O eurocomunismo italiano, com o saudoso Enrico Berliguer à frente, era pluralista, democrático e pregava o respeito aos direitos humanos.
No domingo, Cesare Battisti reagiu à manifestação no palácio Quirinal, onde presentes os familiares das suas vítimas fatais e daquelas que foram atingidas, por Battisti e o seu grupo, com tiros nas pernas (muitas ficaram aleijadas): o objetivo era criar pânico e manter as pessoas em casa, longe dos seus postos de trabalho.
Numa entrevista que foi ao ar no domingo, Battisti, –que durante o refúgio na França publicou livros de suspense–, avisou que se suicidará caso seja extraditado para a Itália.
A entrevista foi dada à televisão franco-alemã “Art”. Para um Battisti que matou colhendo vítima de surpresa, com tiro na cabeça dado pelas costas, a sua revelação soou fantasiosa. O covarde Battisti a falar de suicídio, convenhamos, não convence.
Battisti, como já reclamaram os seus ex-companheiros de terrorismo, é um manipulador e que inventa histórias. Na cadeia, onde estava preso como ladrão comum, Battisti conheceu dirigentes da organização terrorista-eversiva que, no cárcere, resolveu aderir.
Battisti disse na gravação transmitida ontem: - “Não chegarei à Itália, tenho muito medo. Existem coisas que podem ser escolhidas, como o momento da própria morte”.
Pano Rápido. O status de refugiado político a Battisti foi concedido pelo ministro Tarso Genro sob fundamento de que Battisti corria risco de perder a vida e de a Itália não ter condições de proteger a sua integridade física.
Como o ministro Tarso Genro não disse de onde tirou tal conclusão (sua decisão, no particular, foi arbitrária pela falta de motivação em prova concreta), fica claro que acreditou em Battisti.
Tarso Genro acreditou mais em Battisti do que no presidente Napolitano, — que em visita o presidente Lula, justamente emocionado pela sua história de luta contra o fascismo–, chamou-o de “companheiro Napolitano”.
O pedido de extradição foi formulado pelo estado italiano, representado pelo presidente esquerdista Giorgio Napolitano e encaminhado pelo então primeiro-ministro Romano Prodi, de centro-esquerda.
Para Battisti e Genro, a Itália está pior do que o Sudão e a Somália.
–Wálter Fanganiello Maierovitch—
Em tempo: Battisti não poderá, em caso de nova fuga, retornar à França, onde a sua extradição já foi concedida pela Justiça
Post original: Blog Sem Fronteiras

domingo, 10 de maio de 2009




No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite há seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse:

- Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?

E o Senhor Deus respondeu-lhe:- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.

O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:- Seis pares de mãos Senhor? - Parece impossível !?!

Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?

O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:- E tem isso no modelo padrão?

O Senhor Deus assentiu:- Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte

posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo! - sem dizer uma palavra.

E o anjo mais uma vez comenta-lhe:- Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.Mas o Senhor Deus explicou-lhe:

- Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...

O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:- É muito delicada Senhor!

Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:- Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!

O anjo, analisando melhor a criação, observa:- Há um vazamento ali Senhor...- Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.

- Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação.

- Mas, disse o Senhor, isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim...

sábado, 9 de maio de 2009

Delúbio quer voltar ao PT

Expulso em 2005, Delúbio Soares quer voltar à legenda ( pelo menos oficialmente). Mas parte do diretório nacional, reunida nesta sexta-feira (08/05) virou -lhe a cara ( justo com quem foi e é o mais fiel dos petistas); ofereceram - lhe um retorno em 2011. Antes disso seria um Dilúvio...e o PT não gosta de piadas de salão.
Enquanto isso Delúvio ( não é erro de grafia caro amigo anônimo) une-se a outra legenda, onde receberá ajuda ( principalmente com as gavetas dos arquivos, que continuarão fechadas), elege-se deputado e em 2011 retorna ao PT, que então mostrará sua gratidão com quem apanhou sozinho e não abriu o bico. Isso é que é fidelidade.

Homenagem às Mães na Emef "Menin Biffi"


Nesta sexta (08/05) as mães dos alunos da Emef "Maria I. Menin Biffi" receberam uma linda homenangem.

Músicas, poemas, teatro...tudo para a festa das Mães, que ficaram bastante emocionadas, muitas choraram com as apresentações.

As mães receberam presentes de seus filhos e, como já virou tradição, ao final das apresentações, comemoraram com bolo e refrigerante.

Muitas pessoas estiveram na escola para prestigiar a homenagem e dar um abraço fraterno nas mães presentes.

domingo, 3 de maio de 2009

Pedro e a preguiça

Que preguiça...acho que vou fazer como o Pedro, meu gato (gato = bichano)...o gato mais preguiçoso do mundo, vou me enrolar (tá um friozinho) e deixar o domingo passar...amanhã é segunda, e agora só tem feriado em junho. E eu, ao contrário dele, tenho que trabalhar.
Se alguém estiver querendo saber porque meu gato tem nome de gente, fique sabendo que não é bem assim...todo Pedro´que conheço é um gato, oras, por isso meu gato chama Pedro...entendeu?
(infelizmente não tenho nenhuma foto do Pedro, mas vou compensar tirando um montão)...bjos!!!

sábado, 2 de maio de 2009

Érico Veríssimo


"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia do desenho incerto: deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe."

sexta-feira, 1 de maio de 2009

o amor é grande....


e cabe nesta janela sobre o mar.

O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar.

O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.

Carlos Drummond de Andrade