Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

Entre dois amores.

O seu coração estava dividido entre dois amores. De um lado, um velho amor que se desfazia e do qual, se despedia. Tinha estado ligado àquela mulher por anos de afeto manso e tranqüilo, de amizade real e sincera. Coisa alguma poderia negar este fato. Durante este tempo, ele se sentira como alguém que caminha por uma planície colorida, sem montanhas e abismos, o ar claro e sem brumas, sabendo exatamente o que o esperava. Seu amor havia alcançado aquela condição de certeza sem surpresas, livre dos sofrimentos do ciúme e das dúvidas que são o inferno dos apaixonados. E era isto que ele deixava para trás. E por isto sofria. Encontrara uma outra mulher cuja imagem, por razões que ele não podia compreender, despertara das cavernas da sua memória uma outra cena cheia de mistérios, de perfumes exóticos, de penumbras eróticas, onde crescia o fruto dourado da vida. E ali, nesta nova cena que se refletia nos olhos daquela mulher, e se via como um homem diferente, de corpo jovem dotado de asas, pronto a voar pelo desconhecido, em nada semelhante ao ser doméstico ruminante que morava na cena do seu primeiro amor.

Apaixonara-se por ela. Apaixonara-se pela bela cena que via como aura mágica, em torno daquele rosto. Apaixonara-se pela sua própria imagem, refletida naquele olhar. Queria tê-la para poder ter-se deste modo intenso que nunca antes experimentara.Era preciso dizer adeus. Deixar para trás a antiga companheira fiel, e a cena pálida, descolorida e monótona que aparecia em sua aura cansada. Assim são os velhos amores: fiéis e cansados… Mas a idéia de magoá-la o horrorizava. Chegar para ela e simplesmente dizer: “Estou apaixonado por outra mulher. Vou-me embora…” — isto seria uma grosseria que ele nunca se perdoaria. Queria poupar-lhe a dor de ver-se deixada só, na plataforma da estação, enquanto ele partia.A dor de quem fica é sempre maior.

Parece-se com a dor após sepultamento,quando se volta para a casa, e o espaço se enche com a presença de uma ausência. Na verdade a dor da partida é maior que a dor da morte. Pois o morto se foi contra a vontade. Partiu me amando. Partiu triste por me deixar. Nenhuma alegria o espera. Por isto os pensamentos de quem ficou descansam tranqüilos, sem serem perturbados por fantasias dos novos amores e prazeres à espera do que morreu. Pois nada o aguarda.A morte pode ser a eternalização do amor. A morte fixa a bela cena, enquanto a partida destrói a bela cena. O apaixonado sofreria menos com a morte da pessoa amada que com a sua partida para um novo amor. Quem quiser entender as razões dos crimes de amor terá de levar isto em consideração. Quem mata por amor é como um fotógrafo que deseja eternizar a imagem amada na bela cena. Não era isto que Cassiano Ricardo sugeria no seu poema ´ Você e o seu retrato`? Ele pergunta: Por que tenho saudade de você, no retrato, ainda que o mais recente?E por que um simples retrato, mais que você, me comove, se você mesma está presente? E depois de sugerir várias respostas ela faz a seguinte afirmação: Talvez porque, no retrato, você está imóvel, sem respiração…Você, viva, ingrata, é a permanente possibilidade da surpresa, do gesto que irá destruir a beleza. Mas, no retrato, você fica imóvel. Transforma-se em quadro. Quem mata por amor é um fotógrafo (cruel) que imobiliza a bela cena. E assim a coloca na parede, como objeto de saudade e devoção, para sempre. Bem dizia Roland Barthes que a única coisa que se encontra fixada na fotografia, qualquer fotografia, é a morte.

Sim, o que fazer? Como partir sem fazer sofrer demais uma pessoa boa, por quem se tinha um afeto sincero? Por vezes uma mentira é o melhor caminho. Há verdades cruéis e mentiras bondosas. Na encruzilhada ética entre a verdade e a bondade, que a bondade triunfe.Imaginou então uma mentira. Iria dizer que estava em dúvidas sobre se ela realmente o amava. Que por vezes ele a observava com o olhar perdido, e que imaginava seus pensamentos distantes, andando por outros amores. Que, inclusive, durante o sono, ela dissera repetidas vezes o nome de um homem (Pobrezinha! Não teria formas de contestá-lo. Pois estava dormindo…) Assim, ele queria que os dois se dessem um tempo. Que ficassem longe, provisoriamente, a fim de que os sentimentos pudessem ficar mais claros. A distância é um excelente remédio para as confusões do amor. E assim ele fez.Ela ouviu suas alegações tranqüilamente, sem sobressaltos aparentes. Terminada a sua fala, quando ele se preparava para ouvir as contra- argumentações que deveriam se seguir, o que ele ouviu foi outra coisa: — Sabe? Cada vez mais me surpreende a sua sensibilidade. Como foi que você percebeu? Fiz tudo para esconder meus sentimentos de você! Eu não queria magoá-lo! Mas agora que você já sabe, é bom assumir a nossa verdade. De fato, há um outro. Chegou a hora de dizer adeus…

O que aconteceu naquele instante ele nunca pôde compreender. Pois aquelas palavras eram tudo de que precisava. Estava livre para se entregar sem culpas a sua nova paixão. Mas a única coisa que ele sentiu foi a dor imensa de uma paixão que repentinamente explodia por aquela mulher que lhe dizia adeus… E ele se viu solitário e triste, na plataforma vazia da estação, enquanto ela partia… Só lhe restava voltar para a casa vazia, onde ninguém o esperava… Como eu já disse: não é a pessoa que amamos; é a cena”. ( Rubem Alves )

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pizza Recheada de Solidariedade

Na cidade de Porto Ferreira - interior de São Paulo - o jovem empresário Marcelo Gomes conseguiu juntar 2 mil reais com amigos, para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti. Como queria conseguir mais dinheiro, ele comprou 2 mil reais em pizzas que estão sendo vendidas a 15 reais. Mas não adianta chegar no ponto de venda com dinheiro - para comprar a pizza é preciso fazer um depósito bancário diretamente na conta corrente das entidades que trabalham no salvamento e reconstrução no Haiti. A medida tem como objetivo a transparência da arrecadação. Atitudes como essa é que fazem a gente acreditar no ser humano. Parabéns Marcelo - que coordena a campanha e à todos que de alguma forma colaboram com ela. Solidariedade e honestidade caminhando de mãos dadas.

Adoniran Barbosa


Compositor paulista
Adoniran Barbosa
06/08/1910, Valinhos (SP)
23 /11/1982, São Paulo (SP)


Trem das Onze e Saudosa Maloca podem ser consideradas obras-primas da MPB

"Não posso ficar nem mais um minuto com você/ Sinto muito amor, mas não pode ser/ Moro em Jaçanã/ Se eu perder esse trem/ Que sai agora às onze horas/ Só amanhã de manhã." Se existem brasileiros que não conhecem esses versos do samba "Trem das Onze", eles são certamente muito poucos. Obras como "Trem das Onze", "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto" já se tornaram parte do patrimônio artístico nacional.

As músicas de Adorinan Barbosa conquistaram os paulistanos, em particular, e os brasileiros, em geral, por retratarem o cotidiano das camadas mais simples da população urbana da capital paulista, com erros intencionais de português, que mostram a maneira de falar dos moradores de origem italiana de bairros como a Barra Funda, o Bexiga e o Brás.

Na verdade Adorinan Barbosa era o pseudônimo de João Rubinato. Nesse nome artístico, ele misturava camaradagem e criatividade: Adoniran era o nome de seu melhor amigo e Barbosa, uma homenagem ao cantor Luiz Barbosa.

Sétimo filho de uma família de imigrantes italianos, nascido em Valinhos, Adoniran mudou-se para Jundiaí na infância e aos 14 anos radicou-se em Santo André, na grande São Paulo, tendo que trabalhar para ajudar a família. Como havia abandonado os estudos, foi entregador de marmitas, carregador, encanador, pintor, garçom, metalúrgico e vendedor.

Aos 22 anos, na capital, arrumou emprego numa fábrica de tecidos e participou de programas de calouros no rádio. Compôs seus primeiros sambas, "Minha Vida se Consome", em parceria com Pedrinho Romano, e "Teu Orgulho Acabou", com Viriato dos Santos, em 1933.

No ano seguinte, com a marcha Dona Boa, feita em parceria com J. Aimberê, conquistou o primeiro lugar num concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo. Em 1941 foi convidado pela Rádio Record para trabalhar como ator cômico, discotecário e locutor.

Lá, conheceu o conjunto Demônios da Garoa, que incentivou Adoniran na idéia de cometer erros gramaticais nas letras das músicas. O grupo gravaria seu primeiro sucesso, "Saudosa Maloca", composto em 1955. Na seqüência viriam "Samba do Arnesto", "As Mariposas", "Abrigo de Vagabundo" e a famosa "Trem das Onze". Uma de suas últimas composições, "Tiro ao Álvaro", foi gravada por Elis Regina em 1980.

Certamente um nome que merece destaque na história da música popular brasileira, Adoniran só obteve reconhecimento tardio, no final dos anos 1970 e se ressentia disso. Aos jornalistas que pretendiam entrevistá-lo nessa época, costumava perguntar: "por que vocês não vieram me procurar 20 anos atrás?".


Texto retirado do site UOL - Educação 18/01/2010
A imagem pode ter direito autoral.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tabule Cover

Esse tabule é invenção minha...foge muito do original.
Coloque meia xícara de trigo para kibe em uma tigela e adicione o dobro de água morna. Deixe descansar por uns cinco minutos.
Enquanto isso, pique um tomate bem miudinho, cebola, azeitonas verdes, uvas passa,castanhas de caju moídas e as vezes até coco em flocos (fica croc croc) e o cheiro verde e hortelã (esses terão que estar muuuito bem cortadinhos), tempere com pouco sal, pimenta do reino, azeite e limão. Misture no trigo para kibe e lve à geladeira por uns trinta minutos.
Aqui em casa, a gente corta alface bem fininha, põe no pão ( se tiver o sírio tudo bem, senão vai no francês ou no italianos) passa maionese e coloca muito tabule, fica excelente e bem natural.
Infelizmente não tenho fotos para partilhar...acha que dá tempo de fotografar?

Salada de manga com maracujá




Corte duas mangas maduras - porém firmes - em tiras. Tempere com bastante cheiro verde e cebola (a roxa dá um gostinho bem diferente) bem picadinhos, sal, azeite e o suco (com as sementinhas) de um maracujá. Sirva sobre folhas de alface e rúcula. É muito bom!!!!!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Para ler e pensar

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre tem um dono.
Deixam de ser pássaros - Porque a essência dos pássaros é o voo".
Rubem Alves

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Muito boa!!!


E como não poderia deixar de ser, mais uma do blog do Guto Cassiano - quem não conhece o blog dele não sabe o que está perdendo - muito bom é pouco.

Paz e luz


Aos militares brasileiros mortos no Haiti e aos familiares.
Orgulho desse homens que morreram tão longe de casa, numa tentativa de tornar esse mundo um pouquinho melhor!!!

Zilda Arns


Morreu praticando solidariedade...morreu fazendo o que gostava e dedicou a vida.
Esteja em paz, com a certeza do dever cumprido.
Paz e luz!!!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Elvis não morreu!!


E nem morrerá, enquanto estiver presente em nossas vidas e em nossos corações.
Hoje é aniversário de nascimento desse grande nome da música mundial...parabéns para todos nós que somos fãs e não deixamos o tempo apagar o brilho desse astro.