Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Para ler e pensar...

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.


Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935, Lisboa), poeta e escritor português. Pessoa é considerado junto de Luís Vaz de Camões um dos mais importantes poetas de língua portuguesa.

Um comentário:

  1. Oi, Majju, boa tarde!

    Humm, discordo respeitosamente. Acho que escrever é registrar, formalizar, tomar consciência do conteúdo de nossos pensamentos que, de outra forma, acabariam se perdendo, já que nossa mente pensa sem parar. Se assim não fosse, por que a humanidade insistiria na escrita?
    E se a literatura não nos tocasse internamente, por que nos sentiríamos tão identificados com determinadas obras?

    Feliz Páscoa e beijocas pra vcs,

    ResponderExcluir