Páginas

sábado, 17 de julho de 2010

Ecoxaxim




A cada dia o bagaço da cana-de-açúcar ganha novas utilidades. Resultado da moagem da cana nas usinas, o bagaço, antes considerado lixo, hoje serve como alimento animal e sua queima gera energia elétrica. Um novo projeto, desenvolvido na cidade de Araraquara, interior paulista, transforma a fibra da cana em vasos ornamentais.

De acordo com Mário Antônio Perriceli, técnico agrícola e coordenador do projeto, 2 milhões de toneladas de xaxim são consumidas em média só no Estado de São Paulo. Mas extrair o xaxim hoje é crime ambiental. A Lei Estadual 11.754, sancionada em outubro de 2004 pelo Governador Geraldo Alckmin, proíbe a extração e a comercialização do xaxim, reforçando o que consta no Código Florestal de 1965, o Decreto Federal de 1993 e a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), de 2001.

De olho nesse filão ambiental e econômico, a Prefeitura do Município de Rincão, inaugurou hoje, a Fabrica de Vasos para Floricultura a base de bagaço de cana.

A fábrica está localizada na área do Antigo Matadouro abrigada em um espaço amplo, arejado e moderno.

A coordenação do projeto está a cargo do inventor do ecoxaxim: Mário Antônio Perricelli.

O objetivo desse projeto é resgatar valores essenciais à vida digna com trabalho, amor ético cristão e princípios de preservação à natureza.


O projeto irá gerar cerca de vinte empregos, mas para ser selecionado, os interessados deverão fazer inscrição para o curso preparatório na Secretaria Municipal de Educação. Serão oferecidas quarenta vagas; e os artesãos que melhor se encaixarem no perfil necessário para o posto terão garantido a vaga.

Para saber mais sobre o projeto, visite o site www.ecoxaxim.com.br
Tem também um post no blog - Decoracasa da Flávia Ferrari (

(fonte: www.ecoxaxim.com.br)

7 comentários:

  1. Uau!!!

    Adoro isso, fora a cana, em outras partes do país surgem idéias sustentáveis. Aqui em Sinop, tem uma artista plástica que usa o pó de serra para as obras, muito show.
    Beijos querida e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para Rincão que vai se transformar na cidade do Ecoxaxim - o inigualável substituto do xaxim natural. Parabéns a todos e em especial ao inventor, prof. Mário, que está dando uma grande contribuição ao meio ambiente, bem como proporcionando mao de obra á população da cidade, tão carente e necessitada de iniciativas dessa natureza. Que o governador de São Paulo, Alberto Goldmann e o próximo governador eleito, olhem com carinho essa iniciativa pioneira a ser copiada/implantada em outros municípios.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amiga! Passei para conhecer o seu blog e adorei!!!!!Já estou te seguindo pois pretendo voltar sempre, se você me permitir.Venha conhecer o meu cantinho também.
    bjossssssss

    ResponderExcluir
  4. Se Deus Quiser (e ele vai querer)
    Esse é o primeiro passo para Rincão se tornar uma cidade ecologicamente correta.
    Parabéns Mário.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maju! Vou te lincar na barra lateral do meu blog.
    bjosss

    ResponderExcluir
  6. Mario do Ecoxaxim agradece os comentários e em particular à esta blogueira pelo incentivo e carinho.
    Que DEUS abençôe a todos.
    Procurem nossos vasos, para conhecê-los em locais de venda.

    ResponderExcluir
  7. PARABENS MARIO PELA OPORTUNIDADE QUE VOCE ESTA DANDO AS PESSOAS DE SE RECUPERAR , PELO VOTO DE CONFIANCA ABRACO rademirrobson@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir