Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Eu estou nessa...e você?

Hora do Planeta: Apague as luzes para ver um mundo melhor.

Do que se trata?
A Hora do Planeta, conhecida também como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas
No sábado, dia 26 de março de 2011, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. 

Evolução do movimento:
  • Edição 2007:
A primeira edição da Hora do Planeta ocorreu como um movimento local em Sidney, Austrália. No dia 31 de março de 2007, 2,2 milhões de moradores de Sidney apagaram as luzes por uma hora.

  • Edição 2008:
No dia 29 de março de 2008, 50 milhões de pessoas de 35 países e 371 cidades apagaram as luzes por uma hora. O Coliseu, em Roma (Itália), e a Golden Gate, em São Francisco (Estados Unidos), foram alguns dos ícones globais que tiveram suas luzes desligadas.

  • Edição 2009:
No dia 28 de março de 2009, centenas de milhares de pessoas em mais de 4 mil cidades em 88 países do mundo apagaram as luzes e deram seu voto pelo Planeta.

  • Edição 2010:
Em 27 de março de 2010, a mensagem da Hora do Planeta atingiu mais de um bilhão de pessoas em todo o globo. Durante uma hora o mundo mostrou que mais de 4.200 cidades em 125 países estão conscientes de sua responsabilidade pela preservação ambiental.

Por que a nossa participação é importante?
  • Porque somos parte integrante da natureza, mas estamos ameaçando a sua integridade, equilíbrio e diversidade com os efeitos das atividades e a forma de exploração humana dos recursos naturais;
  • Porque a participação das esferas públicas na Hora do Planeta é fundamental para motivar a participação e despertar a consciência dos cidadãos para os impactos do aquecimento global e as consequências das mudanças climáticas;
  • Porque precisamos demonstrar que a  população está atenta ao problema do aquecimento global e suas consequências e disposta a tomar as atitudes necessárias para reduzir essas ameaças;
  • Porque precisamos difundir a Consciência Ambiental.

 Propostas:
  • Apagar as luzes de monumentos que tenham grande importância histórica e cultural nas cidades;
  • Promover a união da população em torno de um dos símbolos da campanha durante os sessenta minutos para um show acústico sem o uso de energia elétrical. Fazendo uso da música a simbologia da Hora do Planeta brasileira de forma a simular as batidas do coração, símbolo de vida.
  • Divulgar o movimento através dos Meios de Comunicação, principalmente Rádios e Internet.
  • Promover palestras para conscientizar a comunidade da importância de nossas ações para um Mundo Sustentável.
  • Na sexta-feira dia 25 as repartições públicas apaguem as luzes por sessenta minutos para demonstrarem também sua preocupação com o Planeta.


Todas essas ações vão de encontro com a proposta do Projeto Ambiental do Governo do Estado de São Paulo, Município Verde Azul, que consiste em estimular ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade.
Esta política ambiental descentralizada também visa promover a participação da sociedade na gestão ambiental e, dessa forma, conscientizar a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades.

Recicle-se: Vá além da Hora
Reduzir, reutilizar e reciclar. Essas são ações concretas que todos nós podemos fazer para minimizar o nosso impacto no meio ambiente. Cada tonelada de lixo gerada pelo consumo, por exemplo, resulta em média de vinte toneladas de resíduos associadas à extração de recursos naturais e de cinco toneladas durante a industrialização. Gerar menos lixo e reciclar mais é a mudança comportamental que está ao alcance de todos para garantirmos as condições necessárias para a vida no nosso planeta. 



Inscrição:

Enviar um e-mail para cidades@wwf.org.br
Após o recebimento do e-mail, você irá receber um Termo de Adesão que deverá ser preenchido com seu nome, cargo, contatos e informações sobre os monumentos que serão apagados na sua cidade. Retorne o documento ao WWF-Brasil, pelo e-mail
cidades@wwf.org.br
Com todas as informações em mãos o WWF-Brasil irá confirmar a sua adesão e automaticamente publicar o nome da sua cidade no site oficial da Hora do Planeta (www.horadoplaneta.org.br).

Quem participará no Brasil

Ministério do Meio Ambiente( Izabella Teixeira), Câmara dos Deputados, Natal (RN),
Frente Nacional Dos Prefeitos(400 cidades),Aracaju (SE), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), Campos Grande(MS), Rio Branco(AC), Apodi (RN), Arraial do Cabo (RJ), Barueri (SP), Baturité (CE), Bragança (PA), Caçador (SC), Canoas (RS), Divinolândia (SP), Jumirim (SP), Martinópolis (SP), Osasco (SP), Pedreiras (MA), Pindamonhangaba (SP), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Pires (SP), Rio das Ostras (RJ), Tarumã (SP), Timóteo (MG), Tucunduva (RS) e Viana (ES). O estado com maior número de participantes, até o momento, é São Paulo, com oito prefeituras.

Efeito Multiplicador

Demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma soluidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas.

"O Earth Hour é um evento global da Rede WWF que tem como objetivo encorajar empresas, comunidades e indivíduos a dar passos simples para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa”

“Mais do que um ato simbólico.
Uma atitude consciente e de respeito ao nosso Planeta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário