Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nossas Raízes e Nossas Asas

Uma escola pública democrática e de qualidade é desejo de todos os educadores.
Desse desejo, surgiu a vontade de oferecer aos amigos um pouco do pouco que sei sobre educação. Da coleção Raízes a Asas tirei muita coisa boa para minha prática como professora e também como coordenadora pedagógica.
Raíz é origem...é base...dá sustentação e equilíbrio.
Para que uma escola seja democrática, ofereça ensino de boa qualidade, estimule seus alunos, apóie seus professores e transforme a comunidade onde está inserida, é preciso que essa escola conheça sua própria história, seu espaço e sua realidade. O ponto de partida é conhecer seus alunos e leva-los a reconhecer e valorizar suas próprias raízes, ajudando-os a compreender sua realidade, interpretando-a, situando-se nela e no mundo. É papel da escola ainda contribuir para que seus alunos criem asas...conquistando autonomia para continuar sua aventura em busca do conhecimento e participação social.
Não existe receita e nem ninguém é capaz de ter todas as respostas para a insatisfação com o atual ensino público ( evasão, repetência, aprendizagem, etc. ), o que se pode fazer é tentar promover as mudanças necessárias com a participação de todo o coletivo da escola.
Os próximos artigos terão a intenção de oferecer um apoio para a reflexão dos interessados em participar dessas mudanças tão necessárias para a nossa escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário