Páginas

sábado, 11 de abril de 2009

Violência

Todos os dias, os nossos olhos, as nossas mentes e nossos corações são bombardeados pelos meios de comunicação, com cenas e mais cenas de violência. A violência passou a ser um componente central e banal em nossa sociedade.
Fiquei pensando...e nesses momentos meus pensamentos vão longe...O que é mesmo violência?
Muitas abordagens e teses foram realizadas nos últimos anos, buscando responder essa questão.
Se perguntarmos ao público em geral, muitos irão, com certeza, associar violência à criminalidade e agressão física. Mas será que a violência pode ser reduzida à criminalidade e violência física? E a violência psicológica? E a violência moral? O que dizer do desrespeito e da violação dos direitos humanos? E olha que penso nesse momento nos direitos mais básicos. O que dizer então em querer transformar o outro em uma "coisa" sem vontade própria, sem perspectivas?
Quantas vezes por dia não cometemos atos que podem ser considerados violentos, mas nem percebemos? Afinal não somos criminosos e nem violentos...Mas e quem sofreu, mesmo sem que tenhamos tido a intenção,um ato que viola seus direitos, que opinião terá?
Que tal pensarmos nesse momento de reflexão que é a Páscoa nesses pequenos atos e firmarmos um pacto e cuidar para que não ocorram e quem sabe assim possamos construir um mundo melhor, sem volência de qualquer forma?
Tenham uma feliz e santa Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário