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quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aluno motivado aprende com mais facilidade


Tudo o que nos interessa, aprendemos com mais facilidade, é fato.

Sem motivação ninguém aprende nada...aluno desmotivado então...não presta atenção, não participa, não faz tarefas. E se faz, quando faz, está simplesmente preocupado em corresponder à expectativa do professor ou interessado apenas em tirar notas boas o suficiente para "passar", não há interesse em aprender e apreender.

Quantas vezes o professor pede um trabalho ou uma tarefa, sem o cuidado em interessar as crianças na aprendizagem dos conteúdos,que seria a própria razão de ser do trabalho, assim as crianças ficam preocupadas no cumprimento da tarefa e, não se preocupam com o conhecimento.

A escola ainda é para a maioria das crianças, um mundo estranho...com experiências estranhas, soltas, sem significado - infelizmente não é um ambiente estimulante, motivador e desafiador.

O aluno é motivado pelo que tem significado para ele. Uma aprendizagem significativa é aquela que leva o aluno a estabelecer relações com seu cotidiano, com suas experiências, com seu conhecimento. Os conteúdos precisam ser organizados levando em conta os conhecimentos anteriores do aluno e, seguindo uma seqüência, facilitando a aprendizagem, permitindo que o aluno estabeleça relações dentro de cada tema e entre os temas.

Reflita sobre isso...depois continuamos...bjos!!!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Borboletas




Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela.


Percebe também que aquele cara que você ama e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem da sua vida


Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem gosta de você.


O segredo é não correr atrás das borboletas...é cuidar do jardim para que elas venham atrás de você.


No final das contas você vai achar, não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!


( e te deixar com borboletas no estômago e, te fazer sentir viva! )


Mário Quintana ( com adaptação )

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Carlos Drummond de Andrade


A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Guimarães Rosa


"Mestre não é quem ensina, mas quem de repente aprende."

Avaliação e Aprendizagem


A avaliação é sempre acompanhada de dúvidas, incertezas e, incoerências.

Avaliar para aprovar ou reprovar revela o lado cruel da escola. De maneira geral, a avaliação serve apenas para julgar e classificar. O aluno nem mesmo tem clareza do porquê dos resultados obtidos...a nota é uma sentença, que muitas vezes define o futuro escolar e as vezes até o destino no futuro desse aluno. A avaliação classificatória, acaba penalizando aqueles que pertencem às classes sociais menos favorecidas, mais distantes da cultura escolar - que são os que mais fracassam. Essa modalidade de avaliação, parcial e inadequada, acaba sendo usada para controlar a disciplina dos alunos, enquadrando-os regras e normas desejáveis.

Muitas escolas, ao lado de novas formas de gestão e organização, de novas maneiras de conduzir o ensino e a aprendizagem, também estão repensando a função da avaliação, tornando-a um instrumento para ajudar o aluno a aprender a aprender - centrada nas atividades diárias da sala de aula.

As novas práticas avaliativas, mostram um trabalho contínuo, de investigação e de diagnóstico.

Avaliar é investigar e diagnosticar.

A avaliação é um processo que deve levar em conta não só os resultados das tarefas realizadas - o produto - mas também o que ocorreu no caminho - o processo.

Orientar os procedimentos de ensino em sala de aula, repensar o tempo e o percurso e replanejar atividades e recursos didáticos e materiais para atingir as metas, também é uma das funções da avaliação diagnótica. Ou seja, avaliar para promover mudanças.

Se é assim para que servem as provas?

Essa resposta, numapróxima postagem. Beijos!!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Poema Enjoadinhoo



Filhos... Filhos?

Melhor não tê-los!

Mas se não os temos

Como sabê-lo?

Se não os temos

Que de consulta

Quanto silêncio

Como os queremos!

Banho de mar

Diz que é um porrete...

Cônjuge voa

Transpõe o espaço

Engole água

Fica salgada

Se iodifica

Depois, que boa

Que morenaço

Que a esposa fica!

Resultado: filho.

E então começa

A aporrinhação:

Cocô está branco

Cocô está preto

Bebe amoníaco

Comeu botão.

Filhos? Filhos

Melhor não tê-los

Noites de insônia

Cãs prematuras

Prantos convulsos

Meu Deus, salvai-o!

Filhos são o demo

Melhor não tê-los...

Mas se não os temos

Como sabê-los?

Como saber

Que macieza

Nos seus cabelos

Que cheiro morno

Na sua carne

Que gosto doce

Na sua boca!

Chupam gilete

Bebem shampoo

Ateiam fogo

No quarteirão

Porém, que coisa

Que coisa louca

Que coisa linda

Que os filhos são!

Extraído do livro "Antologia Poética", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960, pág. 195

Tiradentes


O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto)
Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal
( Texto extraído de suapesquisa.com )

domingo, 19 de abril de 2009

Inclusão Digital chega ao Bairro Taquaral

Inaugurado em 2008, o laboratório de informática da EMEF "Maria Ignês Menin Biffi", antes de uso exclusivo dos alunos do Ensino Fundamental de 1º ano a 8ªsérie e EJA, desde o dia 15 de abril de 2009 está aberto à comunidade do bairro Taquaral em Rincão - SP.
A aula inaugural contou com a presença da Prefeita do Município, Therezinha I.Servidoni, dos vereadores Rosalva Loreto Fachini (Presidente da Câmara), Fernando Catelani, Aguinaldo Bril e
Nice Claro. Presentes também o Secretário Municipal de Educação, Mário Augusto de Sampaio, o Administrador do bairro Taquaral, Arnaldo Ferreira da Silva, além de representantes de diversos segmentos da comunidade e da escola.
Era visível a emoção da comunidade que acorreu para fazer parte das primeiras turmas do curso de informática, que será ministrado pelos técnicos Gustavo e Rogério. Serão duas turmas, com vinte alunos em cada uma. Existe uma lista de espera.
A prefeita, em suas palavras, deixou clara a sua satisfação por poder dar mais essa oportunidade tão esperada pela comunidade; oportunidade essa que pode ser mais um caminho para grandes mudanças nas vidas dos moradores do bairro.
O Secretário de Educação, em suas palavras bem lembrou que, o bairro tem o privilégio de contar com vinte máquinas de última geração, enquanto os outros bairros da cidade contam ao todo com oito máquinas do Programa Acessa São Paulo.
A comunidade agradece à Prefeita Therezinha, pela implantação desse projeto no bairro.

Assim se comemora o Dia do Índio


Dá uma olhadinha no "pacote de bondades" que o governo criou para os índios na semana que se comemora o Dia do Índio:
- programa mais cultura, com o objetivo de reforçar as tradições orais das comunidades, favorecer o acesso à internet e estimular a produção de vídeos.
- os índios não serão mais atendidos pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), eles terão uma secretaria, constituída especialmente para isso, mas por divergências internas, não se sabe quais serão os contornos da futura secretaria; o que se sabe é que será controlada diretamente pelo governo federal.Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas terão autonomia administrativa, mas ainda não se sabe como o processo de autonomia será encaminhado. Repare quantos "mas". Pelo amor de Deus...se não está pronto, resolvido e liberado, por quê divulgar?
- quanto à produção de filmes, a idéia da rede surgiu entre os índios, MAS foi apoiada pelas autoridades ambientais, que viram na iniciativa uma possibilidade de monitorar os pontos mais distantes e inacessíveis da Amazônia, com o intuíto de combater crimes ambientais. Só por isso...sei...


"Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna." [ São Francisco de Assis ]

A vida do índio


O índio lutador,Tem sempre uma história pra contar.Coisas da sua vida,Que ele não há de negar.A vida é de sofrimento,E eu preciso recuperar. Eu luto por minha terra,Por que ela me pertence.Ela é minha mãe,E faz feliz muita gente.Ela tudo nós dar, Se plantarmos a semente.
A minha luta é grande,Não sei quando vai terminar.Eu não desisto dos meus sonhos,E sei quando vou encontrar.A felicidade de um povo,Que vive a sonhar.
Ser índio não é fácil,Mas eles têm que entender.Que somos índios guerreiros.E lutamos pra vencer.Temos que buscar a paz,E ver nosso povo crescer.
Orgulho-me de ser índio,E tenho cultura pra exibir.Luto por meus ideais,E nunca vou desistir.Sou Pataxó Hãhãhãe,E tenho muito que expandir.
Autor: Edmar Batista de Souza (Itohã Pataxó) 06/09/06

Monteiro Lobato - 18 de abril de 1882


"Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a idéia de não desagradar ou chocar ninguém... .Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver cadeia, forca, exílio."

"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos" - Campos de Jordão - 12/01/1936

quinta-feira, 16 de abril de 2009

As Indagações


"A resposta certa, não importa nada:
o essencial é que as perguntas estejam certas."
( Mário Quintana)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ninguém merece!!!!!


Assisti exatos 32 minutos de telejornal...pelo amor de Deus...só vi violência...nas ruas, nas famílias, nas escolas, no trânsito!!! Violência no Rio de Janeiro...em São Paulo...em Belo Horizonte, Porto Alegre, Novo Hamburgo e em Belém...cansei...
Desliguei a tv...vou dormir que ganho mais...amanhã eu trabalho...você também né?
Uma perguntinha só pra concluir:
O Brasil ainda quer sediar as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol? Ah...então tá!!!

Fernando Pessoa


"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens"

Mário Quintana


"Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e...os amigos, que são nossos chatos prediletos"

terça-feira, 14 de abril de 2009

Passarinho


" Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!"
( Mário Quintana )

A função social da escola

Garantir que todos os alunos aprendam os conteúdos e adquiram habilidades para viver em sociedade...essa é, ou deveria ser a função social da escola.
Para poder exercitar sua cidadania plenamente, o aluno precisa compreender a realidade em que está inserido, a comunidade em que vive, com seus problemas e necessidades. Só assim ele poderá transformar a sociedade e poderá se considerar verdadeiramente um cidadão.
A escola deve ser o espaço de debates e questionamentos para que seu aluno possa participar da transformação da realidade. Essa é a função social da escola. E para que a escola se efetive como um verdadeiro espaço de debates e questionamentos é preciso que ela também se questione.
A sociedade espera que a escola prepare cidadãos para participarem ativamente da vida social do país. E para isso questionamentos são necessários.
É preciso que se reflita: para que serve a escola? quem são seus alunos? de onde vêm? que conhecimentos prévios possuem? que experiencias de vida possuem? como a escola poderá interagir com a comunidade em que está inserida?
Há que se pensar também nas condições sociais reais em que vivem esses alunos? Os objetivos educacionais propostos estão levando essas condições em consideração?
E a prática pedagógica e o trabalho desenvolvido pela escola...estão contribuindo para formar que tipo de homem,mundo e sociedade?
Muitos outros questionamentos se fazem necessários, que tomaria páginas e páginas...mas a sementinha já foi plantada...agora é molhar e cuidar para que brote e forme as raízes...e com o decorrer do tempo esses questionamentos serão respondidos e novos surgirão...pois assim é a vida...nunca se pode achar que todas as respostas foram dadas...acredite a vida sempre vai propor novas perguntas...beijos!!!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nossas Raízes e Nossas Asas

Uma escola pública democrática e de qualidade é desejo de todos os educadores.
Desse desejo, surgiu a vontade de oferecer aos amigos um pouco do pouco que sei sobre educação. Da coleção Raízes a Asas tirei muita coisa boa para minha prática como professora e também como coordenadora pedagógica.
Raíz é origem...é base...dá sustentação e equilíbrio.
Para que uma escola seja democrática, ofereça ensino de boa qualidade, estimule seus alunos, apóie seus professores e transforme a comunidade onde está inserida, é preciso que essa escola conheça sua própria história, seu espaço e sua realidade. O ponto de partida é conhecer seus alunos e leva-los a reconhecer e valorizar suas próprias raízes, ajudando-os a compreender sua realidade, interpretando-a, situando-se nela e no mundo. É papel da escola ainda contribuir para que seus alunos criem asas...conquistando autonomia para continuar sua aventura em busca do conhecimento e participação social.
Não existe receita e nem ninguém é capaz de ter todas as respostas para a insatisfação com o atual ensino público ( evasão, repetência, aprendizagem, etc. ), o que se pode fazer é tentar promover as mudanças necessárias com a participação de todo o coletivo da escola.
Os próximos artigos terão a intenção de oferecer um apoio para a reflexão dos interessados em participar dessas mudanças tão necessárias para a nossa escola pública.

sábado, 11 de abril de 2009

Eu sou assim

Nasci ...contrariei espectativas ...sobrevivi.
Chorei, ri, cai, levantei, brinquei, briguei, fiz manha, gargalhei, bati, apanhei, corri, andei, parei, estudei, colei, cresci...
Menstruei, adolesci, me apaixonei, desapaixonei, amei, odiei, fui amada, odiada, beijei, fui beijada, larguei, fui largada, perdi, ganhei, me entreguei, fui feliz, infeliz, pedi, implorei, pessoas chegaram, pessoas partiram, sofri, fiz sofrer, fui mãe...renasci!!!
Amo, odeio, choro, corro, trabalho, penso, brigo, gargalho, bato, apanho, estudo, ensino, aprendo, beijo, perco, ganho, sou feliz, algumas vezes infeliz ( faz parte ), vivo...e sou exatamente assim!!!!

Violência

Todos os dias, os nossos olhos, as nossas mentes e nossos corações são bombardeados pelos meios de comunicação, com cenas e mais cenas de violência. A violência passou a ser um componente central e banal em nossa sociedade.
Fiquei pensando...e nesses momentos meus pensamentos vão longe...O que é mesmo violência?
Muitas abordagens e teses foram realizadas nos últimos anos, buscando responder essa questão.
Se perguntarmos ao público em geral, muitos irão, com certeza, associar violência à criminalidade e agressão física. Mas será que a violência pode ser reduzida à criminalidade e violência física? E a violência psicológica? E a violência moral? O que dizer do desrespeito e da violação dos direitos humanos? E olha que penso nesse momento nos direitos mais básicos. O que dizer então em querer transformar o outro em uma "coisa" sem vontade própria, sem perspectivas?
Quantas vezes por dia não cometemos atos que podem ser considerados violentos, mas nem percebemos? Afinal não somos criminosos e nem violentos...Mas e quem sofreu, mesmo sem que tenhamos tido a intenção,um ato que viola seus direitos, que opinião terá?
Que tal pensarmos nesse momento de reflexão que é a Páscoa nesses pequenos atos e firmarmos um pacto e cuidar para que não ocorram e quem sabe assim possamos construir um mundo melhor, sem volência de qualquer forma?
Tenham uma feliz e santa Páscoa.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cheguei

Começo hoje escrever aquilo que ficava guardado em meus diários ou em meus pensamentos...
não por menos que o nome do blog é Pensamento...