Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

10 passos para que seus filhos se tornem bons leitores


 

1. Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros materiais de leitura – revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas... Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.

2. Ofereça a eles um ambiente rico em termos de letramento: faça atividades com leitura, mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão na escola.

3. Converse com eles e escute-os quando falam. Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.

4. Peça para eles recontarem histórias ou informações que você leu em voz alta para eles. (Cuidado para que isso não acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta; precisa ser algo agradável e descontraído.)

5. Incentive-os a desenhar e fazer de conta que escrevem as histórias que ouviram. Peça, depois, que “leiam” em voz alta. Parece absurdo? Pois não é! Afinal, eles passam o tempo fazendo de conta que cozinham, que dirigem carros, que lutam com inimigos perigosos, que são médicos e professores... Não se esqueça: a idéia é brincar de ler.

6. Dê o exemplo: faça com que eles vejam você lendo e escrevendo. E, por favor, não faça a bobagem de dizer que eles devem aprender a ser diferentes de você, que não gosta de ler! O que conta não é o que você discursa sobre leitura, escrita, estudo: é o que você oferece como exemplo.

7. Vá à biblioteca regularmente com seus filhos. Se for uma biblioteca de empréstimo, é bom cada um ter sua própria ficha de inscrição.

8. Crie uma biblioteca em casa e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostume a guardar os livros e a buscá-los. Na hora de comprar presentes para seu filho, lembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competência para lidar com o mundo e abertura da imaginação.

9. Não deixe de fazer um pouco de mistério, para aguçar a curiosidade. Por exemplo: você tem três livros na mão e diz à criança que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que são três, e não dois. Você faz de conta que se enganou, e põe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer... Use sua imaginação. Tudo isso é jogo, mas o resultado é que seu filho ganha sempre – e para toda a vida.

10. Leve seus filhos sempre que houver Hora do Conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade.


http://www.ecofuturo.org.br/programa_ler_e_preciso/educacao_cultura/programa_ler/bibliotecas-comunitarias/10-passos-para-que-seus-filhos-se-tornem-bons-leitores

4 comentários:

  1. muito bom! é um dos passos mais importantes para criar uma geração de cabeças pensantes, menos burras e tapadas. mentes pequenas não enxergam um passo além do que está na cara delas, só captam o bruto. e a leitura lapida nosso pensar, nosso refletir.

    adorei, Majju!
    bom dia

    ResponderExcluir
  2. Majju, obrigada por estar comigo.
    Apoio totalmente o texto.
    Minhas neta (mora comigo) já vai pelo caminho que vê: a gente está sempre lendo, ela não pode ver uma revista que já pega pra folhear (tem 2 anos) e fica sendo dela. Aqui em casa temos livros em prateleiras, em porta-revistas nos banheiros, em qualquer lugar tem um livro que está sendo lido.
    Meus netos, que moram longe de mim (moro em Belo Horizonte/MG e eles em Londrina/PR) também amam um livrinho.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que legal Majju! Eu peguei o gosto pela leitura através da minha mãe. :) Ela sempre lia para mim antes de dormir. Às vezes eu pegava os livros e fazia de conta que estava lendo para ela... na época ainda não sabia ler. :) Quando aprendi, nunca mais parei. :) Bjss!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Majju, boa noite!

    Excelente post!

    Beijo,

    ResponderExcluir