Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O homem da gravata borboleta

Dentro do círculo de palestras que participei na semana de Educação Inclusiva na USP - São Carlos, uma me deixou profundamente emocionada.
No último dia de palestras, já cansada, preferindo estar em casa,estava pronta para passar o tempo cochilando - não só eu, mas muitas outras pessoas.
Ledo engano, o palestrante - o jurista Dr. Luiz Alberto David Araújo com o tema "A proteção constitucional das pessoas com deficiências" - deu um show.
Ele entrou no anfiteatro com sua gravata borboleta e com seus conhecimentos, mas principalmente com sua enorme simpatia e bom humor conseguiu a atenção de todos...posicionamento ético e maneira cativante de falar, sem firulas.
Um capricorniano inverterado que entrou na luta pela inclusão com todas as forças numa época em que nem se cogitava leis que dessem proteção às pessoas com deficiências.
Uma frase ficou bem marcada: inclusão eficiente é aquela que gera solidariedade e tolerância...que provoca mudanças na sociedade.
Além do belíssimo trabalho pela causa da inclusão social das pessoas com deficiência, ele também construiu uma história na luta da questão dos transexuais.
A gravata borboleta do título tem uma explicação: segundo ele, é usada para marcar a diferença...para fazer a diferença. Para provar que é possivel ser diferente e se conviver em sociedade. E também é usada como estratégia: quando chega nas repartições ou nos fóruns, os atendentes tratam de cuidar rapidamente das documentações que ele necessita e o despacham logo - vai que o louco é perigoso rsrsrs - e ainda dão uma espiadinha pra ver se ele foi embora mesmo.
Adorei a prosa.
Beijos doces e perfumados.

3 comentários:

  1. OI Majju
    Muito inteligente e um ótimo estrategista o Dr. Luís Alberto.
    Pessoas como ele fazem a diferença nesta sociedade que marginaliza os diferentes.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. OLÁ QUERIDA AMIGA BLOGUEIRA,

    MUITO OBRIGADO POR SEU COMENTÁRIO E TE DESEJO TAMBÉM UM ÓTIMO SÁBADO CHEIO DE ALEGRIA.

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!

    Está aí uma pessoa não só de palavras, mas de atitude.
    Ele faz e acontece.

    Tenha um bom domingo.

    Beijo, e beijo...

    ResponderExcluir