Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aluno motivado aprende com mais facilidade


Tudo o que nos interessa, aprendemos com mais facilidade, é fato.

Sem motivação ninguém aprende nada...aluno desmotivado então...não presta atenção, não participa, não faz tarefas. E se faz, quando faz, está simplesmente preocupado em corresponder à expectativa do professor ou interessado apenas em tirar notas boas o suficiente para "passar", não há interesse em aprender e apreender.

Quantas vezes o professor pede um trabalho ou uma tarefa, sem o cuidado em interessar as crianças na aprendizagem dos conteúdos,que seria a própria razão de ser do trabalho, assim as crianças ficam preocupadas no cumprimento da tarefa e, não se preocupam com o conhecimento.

A escola ainda é para a maioria das crianças, um mundo estranho...com experiências estranhas, soltas, sem significado - infelizmente não é um ambiente estimulante, motivador e desafiador.

O aluno é motivado pelo que tem significado para ele. Uma aprendizagem significativa é aquela que leva o aluno a estabelecer relações com seu cotidiano, com suas experiências, com seu conhecimento. Os conteúdos precisam ser organizados levando em conta os conhecimentos anteriores do aluno e, seguindo uma seqüência, facilitando a aprendizagem, permitindo que o aluno estabeleça relações dentro de cada tema e entre os temas.

Reflita sobre isso...depois continuamos...bjos!!!

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Pena q nossos políticos estejam mais interessados em voar por aí do q investir de fato nos professores e nas escolas.

    ResponderExcluir
  2. É verdade...infelizmente educação não dá votos

    ResponderExcluir