Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Eu voltei...aqui é meu lugar...eu voltei...

Quanta saudade desse cantinho!!! Ficou abandonadinho coitado rsrsrs...mas não foi só ele não! Casinha ficou abandonadinha...filhota ficou abandonadinha...os trabalhinhos ficaram abandonadinhos e os preparativos para a lojinha também...tudo enfim.

Estive fora essa semana participando do V Curso de Formação de Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Foi maravilhoso...gostei bastante. Confesso que dei uma torcidinha de nariz quando recebi o convite ( poxa!!! Uma semana!!! tá loco viu?), mas olha!! como valeu a pena.
Durante a semana vou contando como foram as palestras. Gente muito boa e muito empenhada em garantir que a escola seja realmente para todos. Tá, tá vc vai me dizer: o governo fala fala mas não faz a parte dele...tudo bem, mas vamos ficar esperando mais trinta anos pelas mudanças que nunca chegam?
Eu pude perceber nesses dias que existe vontade política sim...e também vontade social...o que está ocorrendo é um certo desencontro, descobri muita coisa já acontecendo e coisa boa...como diz um amiga minha, falta "amarrar", e é isso que esses encontros fazem...a amarração entre o que cada parte pode fazer.
A inclusão é uma realidade.Não se trata apenas de incluir como manda a lei, mas principalmente de se responsabilizar, de se comprometer, de garantir a permanência e a participação da criança na escola. Lugar de criança - de toda criança - é na escola.

Hoje tem encontro do Forum Paulista de Educação Infantil - Região Central onde o foco é a luta pela melhor qualidade da E.I. e o direito da criança a essa modalidade de ensino. E já vou falando...eu sou totalmente contra a criança ir para o ensino fundamental com menos seis anos...estamos queimando etapas, eles são bebês, ficam parecendo passarinhos quando fogem da gaiola. Sei do que estou falando, estive dos dois lados - de quem recebe essas criancinhas e de quem manda essas crianças para o E.F.
Uma das lutas do Fórum é essa, permitir à criança com menos de seis anos que permaneça na E. I.
Só como exemplo: já recebemos no Ensino Fundmental (2009) um garotinho que iria completar 6 anos no dia 30 de dezembro - ou seja, ele cursou o primeiro ano com 5 anos...e é lógico, não conseguiu acompanhar. Hoje a lei manda matricular no primeiro ano as crianças nascidas até 30 de junho...mas ainda não estão maduras...fico com tanta pena...só ter pena não adianta não é mesmo? Por isso (e por outros motivos é claro) faço parte do Fórum e todos também podem fazer...ele é aberto a QUALQUER pessoa que queira participar - ele não tem fins políticos nem financeiros - existem Fóruns em todos os estados, quem se interessar ( pais, professores, gestores, estudantes, empresários, etc) procure em sua cidade, na Secretária de Educação ou nas escolas, que eles terão as informações.

Por enquanto é só pessoal...volto logo com notícias.
Tenham um lindo dia.
Beijos doces e perfumados.

9 comentários:

  1. oi Majju

    Minha filha entrou no colégio com 2anos e meio.
    Na hora de ir para o pré, fiz ela repetir o jardim 2...
    Não me arrependo, percebi que as atividades que estavam vindo pra casa como deveres estavam ficando de lado e não iria forçar uma etapa...
    Ela faz aniversário em dezembro, então é a mais velha ou a mais nova.Foi a melhor coisa que fiz colocar pra ficar no jardim 2 amis um aninho hoje é uma menina que acompanha bem o colégio.
    que bom que vc nos contou dos esforços por uma melhor educação.

    bjus e um ótimo findi pra vc e sua fam´lia

    ResponderExcluir
  2. Majju,

    Disse tudo, o grande desafio na defesa dos direitos é garantir o acesso, mas principalmente gerar instrumentos que garantam efetivamente a permanência. Deve ter sido ótimo esse congresso.
    Viu só?! Meus meninos não são fáceis, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ei anjinha Majju!!!!!!obrigada pelo carinho com meu blog, bom finde amiga pra voce e pra anjinha manuhh, não some não, senti saudades. Bjks. Bela.
    www.anjinhasdegloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Majju
    Concordo totalmente com você em pular etapas. Quantos pais fazem isto, e mais à frente se arrepedem, por que seus filhos não tiveram o desempenho esperado.
    Já vi isto acontecer aqui na minha cidade, na escola que as minhas filhas estudaram.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Majju!

    Parabéns por saber a hora de afiar o machado, mesmo dando uma abandonadinha na filhota e na casa, parabéns pelo trabalho.
    Concordo totalmente, estão acelerando demais a vida escolar dos pequenos, isso não é bom mesmo. Meu Pedro fez o Pré 2 este ano e forçaram a barra na alfabetização, po, EI não é para aprender a escrever, um monte de deveres, cada pesquisa que nem te conto, aos 5 de idade, ridículo.
    No meu tempo de criança, a gente começava mais tarde e quer saber? Não perdemos nada, pelo contrário. Bom, esse papo é longo...
    Boa semana, beijo,

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vinda Majju.

    Obrigada pela sua companhia.

    Bom dia!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  7. oi flor oberigada pelo comentário lindo no meu blog, nem sempre estamos super ativos na net, a vida real chama e que vida heim? que experiencia fantastica, parabens, que Jesus guie seus passos na educação com seus novos conhecmentos!

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, querida!

    Obrigada pela visita, pelo carinho!

    Que sua semana seja tb de muita alegria e paz!

    Beijo,

    ResponderExcluir
  9. Oi Majju, que bacana esse congresso que vc participou! deve ter sido muito bom, vc deve ter mta coisa interessante para contar.

    eu sinto que tá tudo acelerado demais. a criançada sendo ensinada rápido demais, erotizada cedo demais, tudo cedo demais. e a infância passa rápido, justo uma das melhores fases da vida.

    dizem que o Japão é referência no ensino, mas aqui a criançada aprende as coisas só a partir dos seis anos, não aprendem tão cedo as coisas. dos dois aos cinco é só brincadeirinha, música, aprender a fazer coisas do dia a dia (guardar brinquedos, comer com talheres... )

    não adianta apressar se não tiver qualidade, não é?


    tudo tem seu tempo, eu acho isso...

    um bjão pra vc, adoro vc, Majju!
    bom dia

    ResponderExcluir